Tópicos Avançados em Bases de Dados

Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos para a utilização de sistemas de gestão de bases de dados na perspetiva da sua inclusão em código de programas escritos em linguagens de programação genéricas (C, Python), dominando as Application Programming Interfaces de sistemas de gestão de bases de dados como o MySQL ou o PostGRES. Pretende-se também transmitir os principais conceitos teóricos de implementação de bases de dados, levando os estudantes a implementarem em linguagens de programação genéricas conceitos como técnicas de junção ou operadores de agregação. Os estudantes devem ainda ganhar competências na utilização de bases de dados com atributos complexos, como sejam as bases de dados espaciais e a representação vetorial de objetos geométricos com distribuição especial.

Página da disciplina

Ano: