Questões de Segurança em Engenharia de Software

No final desta unidade curricular pretende-se que os estudantes reconheçam os problemas mais importantes de segurança em sistemas baseados em software, respetivas causas e consequências. Devem também reconhecer a importância da utilização de boas práticas de engenharia de software para a prevenção, deteção e mitigação desses problemas. Procura-se que fiquem capazes de aplicar boas práticas genéricas e específicas para o desenvolvimento de sistemas de software seguros nas diversas fases do seu ciclo de vida - captura de requisitos, arquitetura e desenho, implementação, verificação e validação, distribuição, instalação e manutenção -, e que conheçam e sejam capazes de usar processos e ferramentas de engenharia de software especialmente direcionados para questões de segurança. Também serão apresentadas as normas relevantes para o desenvolvimento de sistemas de software seguros.

Página da disciplina

Ano: