Arquitetura e Gestão de Redes e Sistemas

Nesta unidade curricular os estudantes deverão adquirir competências no planeamento e gestão integrada de infra-estruturas de rede e sistemas. Hoje, estas infra-estruturas de rede e sistemas podem chegar facilmente a ter redes core a Petabit/s, redes de acesso com milhões de utilizadores, serviços de rede complexos, dezenas de milhares de servidores e aplicações e milhares de dispositivos móveis trazidos de casa pelos funcionários (BYOD). Planear, configurar e aferir o desempenho e a contabilização nestes sistemas de forma segura é um desafio, não apenas hoje mas também amanhã.

O resultado da aprendizagem deverá permitir aos estudantes:

• Especificar, adquirir e avaliar os requisitos para o planeamento e desenho da infra-estrutura;
  • Planear e desenhar a infra-estrutura;
  • Fazer escolha criteriosa de equipamentos e sistemas de suporte, em função dos requisitos especificados;
  • Especificar áreas funcionais de gestão;
  • Seleccionar plataformas e ferramentas de gestão adequadas.

Página da disciplina

Ano: