Publicado:  2019-07-01

Alunos do DCC qualificam-se para o European Cyber Security Challenge

A qualificação para o ECSC 2019 (European Cyber Security Challenge) decorreu na quarta-feira passada na Alfândega do Porto durante a conferência C-Days 2019. O Cyber Security Challenge PT seleccionou os 10 melhores jogadores (cinco júniores e cinco séniores) que irão representar Portugal nesta competição europeia, em Outubro, em Bucareste (Roménia).

Esta iniciativa foi organizada conjuntamente pela Universidade do Porto, Centro Nacional de Cibersegurança, Instituto Superior Técnico e com apoio da Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI). A competição, em formato CTF, decorreu no dia 26 de Junho, durante oito horas, e contou com a participação de cerca de 30 jogadores.

“O objectivo deste CTF foi, de alguma forma, promover este tipo de desafios para que a curiosidade dos alunos seja posta à prova e, simultaneamente, tentar que respondam a esses desafios e sigam o caminho da cibersegurança e do IT” explicou Isabel Baptista, consultora do gabinete do coordenador do CNCS, em entrevista à Security Magazine.

A competição contou com a presença de vários alunos do DCC e membros da equipa xSTF:

- André Cirne (MSI)
- Gustavo Delerue (LCC)
- João Varelas (LCC)
- José Miguel Marques (LCC)
- Sérgio Rodrigues (MIERSI)

João Varelas, José Miguel Marques e Gustavo Delerue

José Miguel Marques refere que "é uma honra ir a Bucareste de 8 a 11 de Outubro participar no ECSC 2019 como parte da primeira seleção portuguesa e participar neste desafio europeu de cibersegurança".

Resultados da Qualificação

A equipa portuguesa será constituída pelos seguintes jogadores:

Júniores (1999-2003): José Miguel Marques, Gustavo Delerue, Baltazar Dias, João Pedro Borges e Marcelo Santos

Séniores (1994-1998): Manuel Sousa, Nuno Sabino, João Varelas, Vasco Franco e Manuel Goulão